Mais de 400 pessoas compareceram na manhã desta quinta-feira, 26 de agosto, a abertura da 83ª Plenária Estadual do Fórum Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades.
O evento que é uma promoção da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para pessoas portadoras de deficiência e de altas habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS) em parceria com o Ministério Público Estadual, Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência, Prefeitura Municipal de Rosário do Sul e Câmara Municipal de Vereadores, ocorre quinta e sexta-feira, 26 e 27 de agosto, no CTG Crioulos do Caverá.
O Fórum traz salas temáticas contendo temas importantes para a compreensão da pessoa com deficiência e sua família como forma de desenvolvimento de políticas públicas que garantam os direitos dos deficientes como cidadãos de fato e de direito. Ética, direitos humanos, acessibilidade, esporte, recreação, lazer, direito ao trabalho e saúde, são alguns dos pontos abordados pelas salas temáticas.
Estiveram presentes à mesa de abertura a Diretora-presidente da FADERS Aracy Maria da Silva Lêdo, o Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência Paulo Kroeff, a Promotora de Justiça de Rosário do Sul Fernanda Broll Carvalho, o Prefeito Municipal de Rosário do Sul Ney da Silva Padilha e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Edmundo da Rosa.
Em seu pronunciamento a Diretora-presidente da FADERS elogiou o comparecimento expressivo do público e salientou a importância do comprometimento por parte dos gestores públicos no processo de formatação de uma agenda social justa para todos. "Sabemos que não há governo que consiga fazer a acessibilidade de uma hora para outra, mas é preciso enxergar e compreender que todos os cidadãos possuem direitos. A inclusão social tem que ser coerente e responsável. Todos nós e em especial os gestores públicos precisamos ter este envolvimento", concluiu Aracy Lêdo.
Já o prefeito garantiu empenho no processo de desenvolver acessibilidade para deficientes físicos nos prédios do Governo Municipal bem como apoiar o desenvolvimento das políticas públicas para os deficientes. Presentes também a abertura do Fórum diversas amostras de trabalhos realizados por Escolas do Estado além do Grupo de Mães da Escola Especial Doutor José Antunes (APAE-Rosário do Sul).