VEREADOR EDMUNDO DA ROSA BUSCA INFORMAÇÕES SOBRE AS BARRAGENS TAQUAREMBÓ E JAGUARI
No dia 23 de janeiro do corrente ano, o Vereador Edmundo esteve na cidade de Porto Alegre participando de uma importante reunião na qual estavam presentes as seguintes pessoas: Vereador Catarina Vasconcelos Severo, Bandeira Brasil Brilhante Braga-Secretário da Fazenda de Rosário do Sul, Rafael Pinto- Secretário da Agricultura rosariense, Deniter Severo e Newton Eífânio- integrantes da Associação Amigos do Rio. Também estavam presentes os senhores: Gilmar Carabaga- Secretaria de Obras e Irrigação e Carlos Orling- Chefe de Gabinete do Vice-governador do estado.Na oportunidade, Edmundo teve conhecimento de que o andamento das obras da barragem Taquarembó encontram-se parado desde 2010 e que 87% da obra geral está concluída. Soube-se também que a referida obra tem uma área de drenagem de 638 km², área beneficiada de 16.700 hectares, e em volume acumulado 116,3 hm³. A altura do barramento é de 33 metros e o comprimento de 325 metros.Atualmente, está sendo realizado um novo processo de licitação para dar seguimento na construção do maciço da barragem e também no desmatamento da área de alagamento, o que implica num investimento de 23 milhões.
Se tudo ocorrer dentro do cronograma, a partir de março de 2013 começará a fase de armazenamento de água, atingindo a sua capacidade de armazenamento seguro.
Edmundo salienta que também foi abordada a barragem do Jaguari a qual até agora possui 67% da obra concluída. Esta obra, tem uma área beneficiada de 17mil hectares, volume acumulado de 159 hm³ e uma altura de 25 metros. Tipo maciço barragem homogênea de terra, de comprimento vai à 1045 metros. A empresa responsável pela obra encontra-se de férias coletivas e seu retorno dar-se-a em fevereiro de 2012. " Minha expectativa é grande com relação à continuidade das obras e a conclusão das barragens, pois quando forem contornados todods os entraves para a retomada dos trabalhos, dentro de pouco tempo a realidade mudará e não haverá mais falta de água no Rio Santa Maria. Assim que as barragens forem uma realidade creio que os problemas de seca serão resolvido, visto que o fluxo de nosso rio tornar-se-a estável e a agricultura e o turismo do município também ganharão um novo impulso oportunizando à população rosariense uma melhor qualidade de vida." Finalizou Edmundo.